CONCURSO DE ENSAIOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS

O Concurso de Ensaios em Ciências Sociais tem como objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e o desenvolvimento da pesquisa em ciências sociais, entre os alunos do curso, sobre temas de interesse nas áreas da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia e questões sociais tais como as desigualdades existentes entre indivíduos, as lutas sociais, questões de gênero e sexualidade, classe social, cultura, geração, raça, etnia, entre outros temas relevantes, cujos aspectos são objeto de interesse e trabalho dos cientistas sociais.  

        Podem se inscrever no concurso todos os Alunos Matriculados e Egressos do Curso de Ciências Sociais - Bacharelado. São duas modalidades: Categoria A – Aluno Matriculado; e, Categoria B – Egresso do Curso de Bacharelado.




DAS INSCRIÇÕES
Para efetivar a inscrição no concurso é necessário: 

a.                  Ser aluno devidamente matriculado no curso de Ciências Sociais – Bacharelado para concorrer na Categoria A; ou, Ser Egresso do curso de Ciências Sociais – Bacharelado para a Categoria B.
b.                  Preencher a ficha de inscrição; (clique neste link)
c.                   Ter o currículo atualizado (com até 6 meses) na Plataforma Lattes - http://lattes.cnpq.br/ ;
d.                  Enviar um artigo científico, de autoria individual, que deverá ter entre 10 e 30 páginas, formato DOC ou DOCX, tamanho A4, fonte - Times New Roman, tamanho da fonte 12, espaçamento 1,5, margens (superior, inferior, esquerda e direita) de 2,5 cm, contendo: título do texto; resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados da pesquisa e discussão, conclusões e referências bibliográficas;
e.                  Enviar o material (Ficha de Inscrição + Artigo sem autoria) para o e-mail: coordenacao.csoc@ics.ufal.br escrevendo na seção “assunto”: “CONCURSO DE ENSAIOS”.


DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Os artigos científicos serão avaliados pelo Colegiado do curso de Ciências Sociais – Bacharelado que atuará como Comissão Julgadora, observando-se os seguintes critérios:

CRITÉRIOS
PONTUAÇÃO MÁXIMA
Qualidade do texto quanto ao conteúdo
20
Originalidade da abordagem
20
Contribuição ao conhecimento sobre o assunto
20
Adequação teórica e metodológica
20
Observância das normas da ABNT
20

DOS TEMAS
O concurso de ensaios abordará os seguintes temas:

Tema Livre - Desde que relacionados às esferas do Poder, da Cultura e da Sociedade e que dialoguem com os arcabouços teóricos-metodológicos da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia;


DA PREMIAÇÃO
Serão escolhidos os dois trabalhos melhores pontuados para Primeiro Lugar em cada categoria, como Prêmio de Excelência. A critério da comissão poderão ser atribuídos uma Menção Honrosa, também em cada categoria. Os premiados terão direito a Certificados de Excelência Acadêmica, conferidos pelo Instituto de Ciências Sociais. Outras premiações de ordem material, podem ser agregadas, a critério do Colegiado do Curso e disponibilidade da ocasião (Prêmio Surpresa). A data da cerimônia de premiação será definida na data da divulgação dos trabalhos premiados.


DO CRONOGRAMA

Abertura do concurso de Ensaios: 26/04/2018.
Data limite para inscrição: 18/06/2018.
Divulgação dos trabalhos premiados: 20/07/2018.

Os casos omissos e quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas no Regulamento, serão decididos de forma soberana e irrecorrível pelo Colegiado do Curso enquanto Comissão Organizadora.


Próximos Temas:

Gênero e seus Desdobramentos: Violência de gênero contra as mulheres nos espaços doméstico e público; Gênero e educação; Gênero e ciência; Inserção das mulheres nos espaços de poder; Gênero e políticas públicas; Gênero, trabalho e empreendedorismo; Gênero e saúde; Gênero e geração; Gênero e gravidez na adolescência; Gênero e diversidade sexual; Gênero e raça; Gênero e etnia; Gênero e mídia; Gênero e expressões culturais e artísticas; Gênero e meio ambiente; As relações de gênero no âmbito rural; Gênero e práticas esportivas; Gênero e Cultura Popular.

Desenvolvimento Regional no Brasil: Identificar e analisar as práticas regionais em execução no País, no que se refere à gestão dos sistemas de governança do desenvolvimento regional e aos bens e serviços produzidos pelas redes de sistemas produtivos e inovativos em escala que extrapole o âmbito municipal; Identificar projetos inovadores a serem implantados no território, para melhoria da  qualidade de vida, inclusão produtiva, diversificação da produção e melhoria e/ou manutenção da competitividade, que demonstrem potencial de transformação da realidade socioeconômica em múltiplas escalas, com especial interesse aqueles que privilegiem o uso sustentável de recursos naturais; Análises visando o aprofundamento da compreensão do estágio atual das disparidades regionais no Brasil; Transversalidade e multiescalaridade da questão regional brasileira; Apresentação de medidas orientadoras de atuação prática ou propostas concretas de intervenção de território; Consideração do meio ambiente e de sustentabilidade como variáveis do processo de desenvolvimento;  Projetos implantados na área de influência de grandes obras de infraestrutura.





Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.

Facebook

Pesquisar este blog

Recent Posts